top of page

Blog da Gene

Foto do escritorThiago Verri

Por que evitar tendências na criação da identidade visual da sua marca?

Se você já tem uma marca criada pela Gene provavelmente já ouviu a gente falando que não é bom usar como referência para criação da sua marca uma tendência. Criamos esse artigo para explicar um pouco melhor o porquê.


Para começar, vamos lembrar o significado da palavra tendência:

aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão. (definição da Oxford Languages). E falando um pouco também sobre nossa percepção e cultura, a tendência é algo passageiro, que pode mudar muito em um médio e até curto prazo.


Com base nesses conceitos acredito que você já deve estar pensando em motivos para não criar a sua marca e identidade visual tendo como referência tendências de mercado, na sequência vamos falar sobre 2 principais motivos para evitar isso:


1. Diferenciação:


A ideia principal de uma marca deve ser a sua diferenciação no mercado, como ela se comunica e o que representa para os consumidores. Na Gene, sempre falamos sobre seu DNA, o que te torna único e como isso pode ser explorado da melhor forma no design.


Se você segue uma tendência de mercado, muito provavelmente vai ter diversas marcas com visual semelhante e além de não criar o seu posicionamento, ainda pode causar confusão no reconhecimento da sua marca com seu público.


2. Atemporalidade:


Quanto tempo deve "durar" a sua marca até que precise passar por um rebranding (processo de reposicionamento da marca)? Nós sempre criamos marcas, para serem atemporais, ou seja, marcas que não tem prazo de validade, a ideia é que elas sobrevivam por muitos e muitos anos. Nesse caso se seguirmos uma tendência de quando ela é criada, logo fica ultrapassada.


Aí você pode estar se perguntando, há mais, então eu não preciso mudar a minha marca nunca mais? E a resposta certa é: depende, como comentei, nós sempre criamos elas para serem atemporais, porém, a marca é criada representando o DNA da empresa e é muito comum que, ao passar dos anos, a empresa mude sua essência, seu DNA e dessa forma a marca que criaram no surgimento do negócio não vai mais representar da melhor forma o que é a empresa. Então já sabe, se chegar nesse ponto é a hora de me chamar pra falarmos sobre o seu projeto!


No caso eu sou o Thiago Verri, cuido do atendimento e prospecção aqui na Gene.


40 visualizações

Comments


bottom of page