top of page

Blog da Gene

  • Foto do escritorThiago Verri

Por que evitar tendências na criação da identidade visual da sua marca?

Se você já tem uma marca criada pela Gene provavelmente já ouviu a gente falando que não é bom usar como referência para criação da sua marca uma tendência. Criamos esse artigo para explicar um pouco melhor o porquê.


Para começar, vamos lembrar o significado da palavra tendência:

aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão. (definição da Oxford Languages). E falando um pouco também sobre nossa percepção e cultura, a tendência é algo passageiro, que pode mudar muito em um médio e até curto prazo.


Com base nesses conceitos acredito que você já deve estar pensando em motivos para não criar a sua marca e identidade visual tendo como referência tendências de mercado, na sequência vamos falar sobre 2 principais motivos para evitar isso:


1. Diferenciação:


A ideia principal de uma marca deve ser a sua diferenciação no mercado, como ela se comunica e o que representa para os consumidores. Na Gene, sempre falamos sobre seu DNA, o que te torna único e como isso pode ser explorado da melhor forma no design.


Se você segue uma tendência de mercado, muito provavelmente vai ter diversas marcas com visual semelhante e além de não criar o seu posicionamento, ainda pode causar confusão no reconhecimento da sua marca com seu público.


2. Atemporalidade:


Quanto tempo deve "durar" a sua marca até que precise passar por um rebranding (processo de reposicionamento da marca)? Nós sempre criamos marcas, para serem atemporais, ou seja, marcas que não tem prazo de validade, a ideia é que elas sobrevivam por muitos e muitos anos. Nesse caso se seguirmos uma tendência de quando ela é criada, logo fica ultrapassada.


Aí você pode estar se perguntando, há mais, então eu não preciso mudar a minha marca nunca mais? E a resposta certa é: depende, como comentei, nós sempre criamos elas para serem atemporais, porém, a marca é criada representando o DNA da empresa e é muito comum que, ao passar dos anos, a empresa mude sua essência, seu DNA e dessa forma a marca que criaram no surgimento do negócio não vai mais representar da melhor forma o que é a empresa. Então já sabe, se chegar nesse ponto é a hora de me chamar pra falarmos sobre o seu projeto!


No caso eu sou o Thiago Verri, cuido do atendimento e prospecção aqui na Gene.


35 visualizações
bottom of page